ARGENTARIA & OURIVESARIA

 

Banho de Metais
Prata - Ouro - Níquel - Cobre - Ródio
Restauração de Antiguidades
 
Joalheria
Prata 925 - 950 -970    Ouro 18k - 14k - 12k  e Ouro Branco

Google

 

 

Home  Fale Conosco  Informativo

 

- Galeria de Fotos
Informações & Variedades

A joalheria, considerada como a arte de fazer jóias, é muito ampla em seu conteúdo, sendo subdivida em várias atividades, algumas independentes umas das outras.

Entre as várias atividades destacamos:

Joalheria Básica - ourivesaria e argentaria.

 

Banhos eletrolíticos - ouro, prata, ródio, níquel, e cobre.

 

Cravação de pedras preciosas e semi-preciosas.

 

Refino de metais - ouro, prata, platina, paládio - extração de ouro puro e prata pura, de uma mistura de metais.

 

Fundição por cera perdida - método para copiar e reproduzir jóias a partir de um modelo inicial. Em princípio é uma atividade industrial para produção em série de várias peças.

 

Lapidação de pedras - processo de polimento com ou sem  facetas, de pedras preciosas e semi preciosas, de conformidade com a sua construção cristalina (dureza, estrutura molecular, inclusões e cor), obtendo-se efeitos de reflexão e refração da luz que intensificam o seu brilho, cor e beleza.

 

Normalmente, costuma-se relacionar a joalheria com o ouro, no entanto, pelas convenções internacionais, são considerados metais preciosos: Ouro, Prata, Platina e Paládio.

Os metais mais freqüentemente utilizados na prática da joalheria são: Platina, Ouro, Paládio, Prata, Cobre, e Zinco (em ordem decrescente de densidade).

Metais como Zinco, Chumbo, Mercúrio, Alumínio e Cádmio são utilizados para compor ligas para soldas e análises químicas de ouro e prata, associados com ácidos e cianetos específicos.

O Latão é uma liga de Cobre e Zinco, enquanto que a Alpaca, muitas vezes confundida com Prata, é uma liga de Níquel, Cobre e Zinco. O Bronze é basicamente uma liga de cobre, zinco e estanho.

 

Ouro - quando puro, é de cor amarelo brilhante. As variações de tonalidade são obtidas por meio de liga com outros metais em proporções definidas para cada uma delas: branco (prata e paládio ou platina), esverdeado (prata), vermelho (cobre), azulado (ferro), e amarelo (prata e cobre).

O Ouro puro também conhecido como ouro mil, corresponde ao ouro 24 quilates ou mil milésimos. A unidade quilate não tem correspondência com o quilate de pedras preciosas; enquanto para o ouro representa a quantidade de ouro puro contida em 24 partes de ouro ligado, para as pedras preciosas esta é uma unidade de peso que equivale a um quinto do grama. Entre as ligas de ouro mais utilizadas na fabricação de jóias estão: ouro 24 K (1000), ouro 18 K (750) e ouro 14 (583).

 

Prata - metal branco muito brilhante, maleável e ótimo condutor de calor e eletricidade. Sua dureza é baixa, motivo pelo qual é associada ao Cobre para melhorar as suas propriedades mecânicas, obtendo-se ligas conhecidas como Prata de Lei (950, 925, 900, 835 e 800 - as três últimas são mais utilizadas na fabricação de peças de adorno de interiores - bandejas, jogos de chá e café, castiçais, talheres, etc.).

O ar puro não costuma alterar a prata, no entanto, a poluição criada nos grandes centros urbanos, pelos carros e pelas indústrias, é carregada de compostos de enxofre que contribui para a corrosão da superfície polida do metal. Além disso, como as jóias de prata costumam conter uma pequena porcentagem de cobre, o que facilita o seu escurecimento, recomenda-se:

  • Ao guardá-las, proteger as peças em saquinhos de plástico transparente ou,
  • cobrir a jóias com banho de Ródio, ou ainda
  • proteger a superfície com uma película fina e transparente de verniz (recomendado para peças de adorno de interiores).


Ródio - é o elemento químico de símbolo Rh (número atômico 45 e de massa atômica 102,9). À temperatura ambiente, o ródio encontra-se no estado sólido, sendo um metal  pouco abundante, encontrado normalmente em minas de platina e é empregado como catalisador e também em ligas de alta resistência com a platina. Foi descoberto em 1803 por William Hyde Wollaston. O ródio é um metal dúctil de coloração branco prateado, sendo um ótimo refletor de luz. A principal aplicação deste elemento é como agente para endurecer ligas de platina e paládio. Entre os seus usos estão:

  • Como material de contato elétrico (conectores) devido a sua baixa resistência elétrica e elevada resistência a corrosão.
  • Ligas usadas em bobinas de fornos, buchas para a fabricação da fibra de vidro, componentes de termopares  para elevadas temperaturas, eletrodos de ignição ( velas ) para aeronaves , e cadinhos para laboratório.
  • Revestimentos de ródio metálico , obtidas por eletrodeposição ou evaporação, devido a elevada dureza e reflexão óptica são utilizados para a produção de instrumentos ópticos.
  • Este metal encontra uso para a produção de jóias e objetos de decoração.

 

Curiosidades:

Metal branco e luminoso, a Prata simboliza a pureza: para os Sumérios na Antigüidade e até a alquimia do final da Idade Média, estava associada à Lua e, desse modo, também ao princípio feminino, em oposição ao Ouro, solar e masculino.

Para a mitologia egípcia, os ossos dos deuses eram feitos de Prata, e sua carne de Ouro. Na simbologia cristã, a Prata obtida pela purificação representa a purificação da alma. Nos salmos, a palavra de Deus é comparada à Prata. Também Maria, por ser virgem pura, é relacionada à Prata.

deusa luz02.jpg (22096 bytes)



Elaborado por Rainier Barbieri

 

Bibliografia: Gemas do Mundo - Walter Schumann; Escola de Joalheria Bell'Arte - Prof. Mario Dell'Agli; Prataria Inglesa - Lydia L. Dewiel; Jóias - O Segredos da Técnica - Carlos Salem; Gemologia - AJESP; Enciclopédia Virtual Wikipédia.

CLIVAGIO

clivagio@gmail.com

São Paulo - SP Brasil

F: 55 11 3209-1451

    55 11 8111-3149